Entenda um pouco do mercado de chips global

Wafer de chips


Um dos maiores mercados do mundo é os de chips e com isso diversos dispositivos eletrônicos nos quais você usa tem algum chip instalado como componente por exemplo o seu mouse na qual você consegue  mudar a sensibilidade do mouse mudando o DPI, outro componente que tem chip é o seu fone de ouvido Bluetooth.
O maior exportado de chips do mundo é a Tailândia, tendo uma boa porcentagem de micro chips feitos no mundo, a empresa TCMS é uma das empresas responsáveis pela produção e exportação mundial.

A China é uma da segunda maior exportadora e fabricadora de chips globais, ela recebeu diversas sansões globais com o inicio a ofensiva militar contra alguns países como a Tailândia, que tem como principal aliado os EUA, tendo algumas sansões imposta entre suas mercadorias globais. 

Com o aumento da tecnologia global, o número de chips subiu muito tendo um tempo que chegou a ficar em falta no mercado  e acabou subindo o preço em diversos países, tendo um dos principais clientes como a Nvidia, que teve um aumento nos preços de suas placas de vídeo, entre outras empresas.

Quanto custa um Wafer de chips ?

Em 2021, estimativas indicavam que um wafer de 3 nm da TSMC, uma das maiores fabricantes de chips do mundo, custava cerca de US$ 18.000. No entanto, esse valor pode ter se alterado desde então.

É comum que um wafer de 300 mm produza cerca de 400 microprocessadores. No entanto, esse número pode variar bastante

O vídeo abaixo mostra como é feito o processo de cada chips;


Conclusão 

Em resumo, o futuro dos chips é promissor, com diversas tecnologias emergentes que têm o potencial de revolucionar a forma como computamos e interagimos com o mundo. A miniaturização contínua, os novos materiais, a computação quântica e a inteligência artificial são apenas algumas das tendências que estão moldando o futuro dessa indústria.

Comentários